CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS NO VERÃO

Fabiana Jarussi

Nutricionista – CRN 11217

 

                              Calor, sol, verão e as tão sonhadas férias escolares... Esse ano, os cuidados                                  serão diferentes por conta da pandemia. E a alimentação das crianças                                          requer ainda mais atenção.

 

                              Nessa época do ano a rotina fica mais flexível. Mas em se tratando de saúde das crianças, os cuidados devem existir mesmo nos dias de folga. Talvez os passeios e as viagens sejam diferentes nesse verão, mas os cuidados devem permanecer seja qual for diversão escolhida, até mesmo ficar em casa.

 

Vamos começar com um cuidado essencial: a hidratação. Durante o verão há a elevação natural da temperatura do ambiente e, consequentemente, elevação da temperatura corporal.

 

Quando a temperatura do nosso corpo aumenta, aumenta também a transpiração. Através do suor, nosso corpo elimina a água das células com o intuito de resfriar a superfície e assim regular sua temperatura.

 

Algumas crianças têm dificuldade em ingerir água, alimento fundamental especialmente nessa época do ano. É muito importante que os pais estejam atentos e estimulem o consumo de líquidos no verão.

 

Afinal, se transpiramos mais, precisamos compensar essa perda de líquidos ingerindo mais água. Importante ressaltar que quando suamos, não perdemos só água, mas também diversos eletrólitos como sódio, potássio e cloreto.

 

A ingestão adequada de água e eletrólitos é importante para se evitar quadros de desidratação, ainda mais em dias de grande transpiração.

 

A desidratação pode trazer muitas complicações, principalmente para as crianças, e geralmente vem acompanhada de sintomas como boca seca, olhos fundos, fraqueza, tontura, dores de cabeça, urina escura e escassa e enjôos.

 

Ofereça aos seus filhos, além da água filtrada, água de coco e sucos de frutas naturais, que ajudam a repor vitaminas e sais minerais perdidos na transpiração.

 

Interessante evitar o consumo de refrigerantes e outras bebidas gaseificadas, pois elas favorecem a eliminação de sais minerais pela urina.

 

Para estimular nas crianças a ingestão de água, uma dica é comprar garrafinhas térmicas com os personagens infantis. Incentive-as também a levar a garrafinha para todos os lugares.

 

As crianças refletem as atitudes dos pais. Assim, se quer que seu filho tome mais água, tome você também e ofereça sempre esse líquido precioso.

 

Outras dicas para ajudar a cuidar da alimentação das crianças no verão são:

 

- Tenha sempre frutas à disposição:

 

Mantenha frutas variadas na geladeira, especialmente aquelas que suas crianças gostam mais. Se elas estiverem ainda higienizadas e picadas (quando houver necessidade) elas poderão se servir sozinhas e desenvolver a autonomia.

 

Frutas são ótimas opções de lanches, além de serem leves e refrescantes. Algumas delas, como a melancia, o melão e a maçã, também possuem uma boa quantidade de água, auxiliando na hidratação.

 

Outra ideia é fazer picolés e sacolés caseiros com suco de frutas. Nada melhor para se refrescar no verão, sem deixar de lado a saúde.

 

- Faça refeições saudáveis, mesmo nos dias de folga:

 

Devido ao calor do verão é comum que tenhamos uma vontade menor de comer pratos mais quentes e pesados. Mas isso não é desculpa para que as crianças substituam as refeições por petiscos ou alimentos pouco saudáveis.

Pelo contrário, na estação mais quente do ano encontramos uma variedade enorme de frutas e vegetais.

 

Nos dias mais quentes ofereça às crianças pratos leves e saudáveis nas refeições principais. Saladas variadas e coloridas, legumes cozidos, arroz e demais cereais, grãos, proteínas magras como ovo, peixe ou frango são ótimas sugestões.

 

Nunca deixe de preparar um café da manhã completo, pois dessa forma você garante nutrientes necessários e importantes às crianças logo no período da manhã.

                                                                                                 

- Redobre a atenção quando for comer fora de casa:

 

Mesmo com as restrições por conta da pandemia do coronavírus, algumas famílias estão realizando passeios e idas às praias.

 

Nessas situações, na impossibilidade de se realizar as refeições principais de forma caseira, evite oferecer às crianças frituras e alimentos muito gordurosos.

 

Atenção especial deve ser dada aos alimentos preparados em barraquinhas na praia ou em lanchonetes móveis, especialmente se os alimentos ficarem expostos ao sol. Nesses casos, podem se estragar com maior rapidez.

 

Cuidado com preparações à base de ovo cru, como maioneses e molhos, pois são grandes fontes de contaminação e uma das principais causas de toxiinfecção alimentar. Evite oferecer às crianças, principalmente se a preparação estiver fora da geladeira.

 

Fique atento também aos frutos do mar, sorvetes e raspadinhas, além de observar se esses alimentos também estão devidamente refrigerados.

 

Quando sair, leve sempre lanches leves e prefira a conservação em bolsas térmicas para garantir mais segurança e conservação dos alimentos.

 

 

Manter a alimentação com os cuidados necessários no verão não é tarefa difícil, desde que os pais tenham atitude, criatividade e pratiquem hábitos saudáveis.

 

Aproveite a rotina mais flexível das férias e cozinhe com as crianças, por exemplo. Sempre digo que envolver as crianças em todas as etapas da alimentação facilita o consumo de pratos saudáveis e é um incentivo para a formação de hábitos adequados.

 

Quer uma sugestão prática e deliciosa para você preparar com suas crianças e ainda se refrescar no verão? Taça refrescante de manga. Humm, leve saudável e preparada em minutos. Anote a receita e divirta-se!

 

Ingredientes:

- 2 mangas palmer picadas

- 1 colher de sopa de suco de limão

- 1 pote de iogurte integral

- Frutas variadas picadas (morango, kiwi, uva, abacaxi)

 

Preparo:

- Bata no liquidificador a manga picada até virar um creme.

- Acrescente o suco do limão e o iogurte.

- Bata mais um pouco até obter um creme homogêneo.

- Coloque em taças e acrescente e decore com as frutas de sua preferência.

- Sirva bem geladinho.

Tel: (19) 97116-1321

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • Spotify - Círculo Branco
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 por Fabiana Jarussi. Direitos reservados.