CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO NO VERÃO

Fabiana Jarussi - Nutricionista – CRN 11217

 

                                           O termômetro está subindo! Mesmo com as regras para controle da                                               pandemia e a necessidade de distanciamento social, queremos                                                         aproveitar a temporada mais quente do ano.

 

Mas é preciso que redobremos os cuidados com a hidratação, a alimentação e a exposição ao sol para evitarmos problemas com a saúde.

 

Todos nós já ouvimos sobre a importância de beber água. Mas no verão a hidratação adequada é ainda mais importante.

 

A água atua na regulação da temperatura do nosso corpo, e devido ao calor da estação, transpiramos mais nesta época do ano. Para compensar essa perda precisamos aumentar a ingestão diária de água.

 

A recomendação de água varia conforme peso de cada pessoa. A indicação são 35mL/Kg de peso ao dia. Assim, se uma pessoa pesa 70 kg ela precisa ingerir cerca de 2,45L de água todos os dias (70 x 35mL).

 

O consumo de bebidas alcoólicas facilita a desidratação. Portanto, se for beber aumente sua ingestão de água.

 

Os cuidados com a alimentação também são muito importante, visto que as altas temperaturas faz com que os alimentos se estraguem com mais facilidade podendo provocar quadros de intoxicação alimentar.

 

Esses cuidados envolvem todo o processo da manipulação dos alimentos, ou seja, desde uma boa higienização do ambiente, das pessoas que realizam as preparações até o armazenamento em locais conforme a temperatura ideal para a conservação dos alimentos.

 

Esse controle deve ser sempre observado e feito dentro de casa e também ao se alimentar fora de casa. Lembre-se: higiene é fundamental! Não deixe de lavar a mãos!

 

Uma dica que sempre dou para que os alimentos sejam conservados da melhor maneira e não estraguem, é prestar atenção nas condições de temperatura, umidade, e no local de armazenamento. Observar a data de validade do produto também é essencial.

 

Assim, cada alimento na geladeira deve ser armazenado em recipientes ou sacos com fechamento, adequados para esse fim. Além disso, não se deve superlotar a geladeira, a fim de que o ar frio possa circular por todo o ambiente.

 

Para conservar bem os alimentos, a geladeira também deve estar sempre limpa e organizada da seguinte forma:

 

- Parte superior: iogurtes, queijos, maionese, patês, presuntos e ovos;
- Parte intermediária: na prateleira superior, colocam-se alimentos cozidos ou preparados;
- Prateleira inferior: carnes e peixes crus ou em processo de descongelamento;
- Gaveta: frutas e legumes frescos;
- Porta: leites, azeitonas e outras conservas, condimentos, manteiga, sucos, geleias, água e outras bebidas;
- Freezer: alimentos congelados como preparações prontas, sorvete, carnes, etc.

 

Nesse final de ano, cuide da sua saúde e da saúde de sua família. Evite aglomerações, mantenha o distanciamento social, lave as mãos, use máscara e evite exageros alimentares e alcoólicos.

 

Opte por ingerir preferencialmente produtos in natura ou minimamente processados, beba água e celebre a chegada do novo ano com responsabilidade!

 

Até 2021!

 

Fabiana Jarussi é Nutricionista Clínico-Funcional e atende presencialmente e online. Para outras informações e dicas acesse as redes sociais:

Facebook: Nutri Fabiana Jarussi

Instagram: @Nutrifabianajarussi

Site: www.fabianajarussi.com

WhtasApp: (19) 97116-1321

pinacolada