• Nutri Fabiana Jarussi

Como controlar o apetite no inverno?

Inverno e comidas calóricas parece terem sido feitos um para  outro, não é mesmo? Sem falar que nosso apetite aumenta nos dias mais frios. Isso é normal e natural. No inverno, temos um aumento da liberação de hormônios da fome e uma diminuição da liberação de hormônios da saciedade.⁠ Mas como controlar?

Além disso, tem a termoregulação. Nosso organismo precisa manter a temperatura corporal e acaba demandando mais energia para que o processo ocorra corretamente. E pra compensar a energia extra gasta, nossos mecanismos de compensação são ativados e temos mais fome mesmo. Mas isso não é motivo para sairmos devorando tudo, buscando em alimentos calóricos a falsa sensação de bem-estar.

Para evitar comer demais, devemos fazer as refeições completas contendo sempre alimentos fonte de carboidratos, proteínas e lipídeos, sem esquecer das fibras, fundamentais para nos deixar saciados por mais tempo. No frio geralmente deixamos de lado a salada e os vegetais, mas eles são fundamentais. Além de terem uma grande quantidade de fibras, também são fontes de vitaminas e sais minerais que auxiliam no reforço da imunidade. Varie as preparações adicionando legumes assados no macarrão, nas sopas, faça frutas cozidas de sobremesa, etc.

Outras dicas valiosas são:

- Faça trocas inteligentes: Por exemplo, o chocolate quente pode ser feito com leite vegetal e cacau 70%. Além disso, consuma bebidas que poderão te aquecer sem muitas calorias, como chás de ervas e café.

- Beba bastante água: como sentimos menos sede no inverno, a desidratação pode acorrer, especialmente em idosos e crianças. Faça águas saborizadas com cascas de frutas para estimular o consumo. Além disso, a água dimunui aquela vontade de comer o tempo todo.

- Faça da sopa sua grande aliada: além de aquecer, você vai nutrir seu corpo! Escolha uma proteína magra (peito de frango, músculo) e combine com 4 vegetais pouco calóricos (abobrinha, alho-poró, couve-flor, berinjela, brócolis, abóbora).

- Tenha na dispensa uma mistura mágica de temperos: use o gengibre, a canela e a pimenta vermelha no preparo de pratos. Eles são termogênicos, ou seja, elevam a temperatura corporal e promovem um maior gasto energético. Além disso, darão um gostinho especial.  Exerimente o gengibre ralado no leite, no chá e nas sopas e polvilhe canela nas frutas assadas e no iogurte.

- Prepare uma mistura com muita fibra e coloque nas preparações: farelo de soja, farelo de aveia, semente de chia, linhaça dourada e farinha de maracujá são alguns exemplos. Misture e polvilhe nas saladas, nas sopas, no iogurte, etc. Batendo com uma fruta e leite, virá uma vitamina nutritiva e que vai te dar mais saciedade por mais tempo. 

- Não deixe de praticar exercícios: com as temperaturas mais amenas, nosso metabolismo, em geral, fica mais acelerado. Aproveite para queimar calorias extras. Além disso, o exercício físico desencadeia a produção de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e controle do apetite.

E não se esqueça, para orientações e ajustes especifícos, consulte sempre um Nutricionista!

Fabiana Jarussi

CRN 11217

Tel: (19) 97116-1321

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • Spotify - Círculo Branco
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 por Fabiana Jarussi. Direitos reservados.